Blog fora do ar

Galera o blog Matematica Pura Aplicada esta fora do ar.

Agora estou trabalhando com o blog luizaulaparticular.blogspot.com.

Atenciosamente Professor Luiz Fernando

domingo, 22 de novembro de 2009

Topologia Matemática

Temos na Matemática uma disciplina que nós explica os lugares ou espaços das muitas definições dessa forma a Topologia (do grego topos, "lugar", e logos, "estudo") é o ramo da matemática que estuda os espaços topológicos, sendo considerado uma extensão da geometria. Subdivide-se em topologia Geral, topologia algébrica e teoria das variedades.

A palavra topologia é usada tanto para descrever essa área de estudos quanto para designar uma família de conjuntos (conjuntos abertos), que são utilizados para definir o conceito básico da teoria, o espaço topológico. Uma classe de funções particurlamente importante no estudo dos espaços topológicos são funções conhecidas como homeomorfismos. Elas são as funções que preservam a "estrutura topológica" do seus espaço, assim se entre dois espaços existe um homeomorfismo então eles são topologicamente indistinguíveis.

A Topologia é uma área muito ampla da matemática com muitas sub-áreas. A divisão mais básica é entre topologia geral, que investiga conceitos como compacidade, conexidade, separabilidade, a topologia algébrica, que investiga conceitos como homotopia e homologia, e a topologia geométrica, que estuda as variedades e suas aplicações, fibrados incluindo a teoria dos nós.

Aspectos elementares

Espaços topológicos estão presentes em quase todos os ramos da matemática. Tal fato permitiu que a topologia se tornasse uma ponte entre diversas teorias matemáticas. A topologia geral, ou como é chamada em inglês, point set topology, define e estuda propriedades dos espaços topológicos como conexidade e compacidade. Além disto, a topologia geral classifica aplicações entre espaços topológicos por meio de termos como continuidade, homeomorfismos e aplicações próprias.

Já a topologia algébrica estuda as diferentes maneiras em que se pode associar a um determinado espaço topológico uma estrutura algébrica. Um exemplo disto é o chamado functor grupo fundamental, que associa um grupo a cada espaço topológico conexo por caminhos. Outros objetos de estudo da topológica algébrica são a homologia e a teoria K de um espaço topológico, que associam a um espaço topológico uma sequência de grupos abelianos e um par ordenado de anéis, respectivamente.

Outro ramo da topologia é a topologia diferencial, que estuda a topologia de variedades diferenciáveis, e quais propriedades definidas em termos analíticos são na realidade conseqüências da topologia de uma variedade. Entre as implicações importantes desta teoria, temos o teorema de Gauss-Bonnet, a teoria de Morse e o teorema do índice de Hopf.

No contexto da teoria de categorias existe uma generalização de espaço topológico, definida por Grothendieck e que denomina-se topos.

Um comentário:

  1. Luis:
    Como identificar no espaços topológico matemático a teoria de K de um espaço topológico e os grupos avelianos na tecnologia aplicadas a redes de computadores.
    Grato pela resposta.

    ResponderExcluir