Blog fora do ar

Galera o blog Matematica Pura Aplicada esta fora do ar.

Agora estou trabalhando com o blog luizaulaparticular.blogspot.com.

Atenciosamente Professor Luiz Fernando

domingo, 22 de novembro de 2009

Software Geogebra


O Geogebra é um software para Geometria, Álgebra, Cálculo e Materias afins. Dessa forma quem já conhece e usa algum programa de geometria dinâmica como o Cabri,
Geometricks, Régua e Compasso, e outros, é fácil migrar para este novo ambiente, mesmo
para quem não teve oportunidade de interagir com este tipo de ferramenta, a aprendizagem é rápida e a interface é bastante intuitiva.
Com isso temos que Desenhar o gráfico de funções e/ou curvas, observar a existência de limites num ponto dado por representação gráfica e consequentemente a determinação e visualização da reta tangente ao gráfico da curva nesse referido ponto numa tela de computador, são exemplos de como o uso de recursos computacionais podem trazer grandes benefícios num curso de Cálculo Diferencial e Integral I.

Topologia Matemática

Temos na Matemática uma disciplina que nós explica os lugares ou espaços das muitas definições dessa forma a Topologia (do grego topos, "lugar", e logos, "estudo") é o ramo da matemática que estuda os espaços topológicos, sendo considerado uma extensão da geometria. Subdivide-se em topologia Geral, topologia algébrica e teoria das variedades.

A palavra topologia é usada tanto para descrever essa área de estudos quanto para designar uma família de conjuntos (conjuntos abertos), que são utilizados para definir o conceito básico da teoria, o espaço topológico. Uma classe de funções particurlamente importante no estudo dos espaços topológicos são funções conhecidas como homeomorfismos. Elas são as funções que preservam a "estrutura topológica" do seus espaço, assim se entre dois espaços existe um homeomorfismo então eles são topologicamente indistinguíveis.

A Topologia é uma área muito ampla da matemática com muitas sub-áreas. A divisão mais básica é entre topologia geral, que investiga conceitos como compacidade, conexidade, separabilidade, a topologia algébrica, que investiga conceitos como homotopia e homologia, e a topologia geométrica, que estuda as variedades e suas aplicações, fibrados incluindo a teoria dos nós.

Aspectos elementares

Espaços topológicos estão presentes em quase todos os ramos da matemática. Tal fato permitiu que a topologia se tornasse uma ponte entre diversas teorias matemáticas. A topologia geral, ou como é chamada em inglês, point set topology, define e estuda propriedades dos espaços topológicos como conexidade e compacidade. Além disto, a topologia geral classifica aplicações entre espaços topológicos por meio de termos como continuidade, homeomorfismos e aplicações próprias.

Já a topologia algébrica estuda as diferentes maneiras em que se pode associar a um determinado espaço topológico uma estrutura algébrica. Um exemplo disto é o chamado functor grupo fundamental, que associa um grupo a cada espaço topológico conexo por caminhos. Outros objetos de estudo da topológica algébrica são a homologia e a teoria K de um espaço topológico, que associam a um espaço topológico uma sequência de grupos abelianos e um par ordenado de anéis, respectivamente.

Outro ramo da topologia é a topologia diferencial, que estuda a topologia de variedades diferenciáveis, e quais propriedades definidas em termos analíticos são na realidade conseqüências da topologia de uma variedade. Entre as implicações importantes desta teoria, temos o teorema de Gauss-Bonnet, a teoria de Morse e o teorema do índice de Hopf.

No contexto da teoria de categorias existe uma generalização de espaço topológico, definida por Grothendieck e que denomina-se topos.

domingo, 15 de novembro de 2009



O WINPLOT é um software gratuito, capaz de representar diversos tipos de gráficos em 2D e 3D, desde pontos, funções na forma explícita e paramétricas, dentre outras, bem como apresenta algumas ferramentas para o desenvolvimento do Cálculo Diferencial e Integral. Um plotador gráfico ideal para todos os níveis educacionais. O WINPLOT é um software muito importante no entendimento das funções principalmente para o CDI.